quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Jornal chinês surpreende leitores...


... com reportagem sobre
Gays


O jornal oficial "China Daily" --o principal em inglês do país-- surpreendeu hoje seus leitores com uma reportagem sobre a homossexualidade e com uma foto de uma página de dois homens chineses se beijando, um tema que há poucos anos era escondido pelo governo.

O jornal e sua versão digital publicam nesta segunda-feira as entrevistas com três homossexuais chineses, entre eles Tong Ge, um escritor de 57 anos que foi casado e teve uma criança antes de assumir sua orientação sexual.

Ruo Zhe, 33, autor do primeiro portal virtual de temática gay na China, e uma lésbica de 26 anos identificada com um pseudônimo são os outros dois protagonistas do artigo, um dos primeiros do país a mostrar a quase desconhecida comunidade homossexual do país asiático.

O "China Daily" conta as dificuldades que essa comunidade --que possui entre 5 milhões e 10 milhões de pessoas, segundo os estudos-- enfrenta em uma sociedade ainda muito tradicionalista, "na qual se arriscam a perder seus empregos e distanciar-se da família e amigos".

Tong diz que quando realmente percebeu sua orientação, em plena Revolução Cultural (1966-76), "nem sequer sabia que havia uma definição para esse comportamento", e só em meados dos anos 70 descobriu que havia nas cidades "locais secretos" como parques e banheiros públicos usados como pontos de encontro entre os homossexuais.

O sexo seguro entre eles era impossível, pois os preservativos eram entregues por escritórios de planejamento familiar nas unidades de trabalho e apenas às pessoas casadas.
Ruo diz que se sentia como "um monstro", pois a legislação chinesa considerava a homossexualidade uma doença mental, situação que perdurou até 2001. "Só ao consultar sites estrangeiros percebi que não era o único gay no mundo", relata o jovem.

Sem comentários: