sábado, 5 de maio de 2007

Lesbian Sex (2)

Em razão da educação machista e da pressão social, muita atenção ainda é dada à aparência física das mulheres, mas pouca à sua saúde. Assim, desde pequenas, aprendemos a fazer do espelho um aliado nos constantes exames que realizamos de nosso visual, mas não recebemos estímulo para conhecer os órgãos internos e suas funções, embora este conhecimento seja essêncial para a manutenção da saúde e, consequentemente, da própria boa aparência com a qual tanto sonhamos.

Para as mulheres que tem sexo com outras mulheres, a história não é diferente. Há inclusive, em muitos casos, uma agravante: muitas lésbicas não tomam cuidados ginecológicos básicos por considerá-los desnecessários já que - dizem - não tem sexo com homens. Em oficinas sobre a sexualidade, nota-se também um grande desconhecimento, da parte de várias, sobre como são os órgãos genitais internos, uma ignorância perigosa frente às doenças sexualmente transmissíveis (DST), o cancro da mama e o cervical. Talvez, por isso, inclusive, a literatura médica internacional tenha apontando uma grande incidência do cancro tanto da mama como o do útero, entre mulheres que tem sexo com outras mulheres.

Neste livro, portanto, propomos iniciar um processo de informação, da população lésbica e bissexual, sobre a importância dos cuidados com a saúde em geral, e com a ginecológica em particular, bem como com a prevenção às DST e à Sida.

Vamos dar uma olhada nos órgãos internos e externos, aprender a fazer auto-exame dos seios, conhecer as DST mais comuns, incluindo a Sida. Aprender a fazer sexo seguro, enfim, vamos conhecer dicas básicas de saúde que nos capacitem a ser participantes activas no nosso próprio bem-estar.


Pesquisa e edição: Míriam Martinho
Assessoria: Telma Cavalheiro
Colaboração: Luiza Granado e Tiny Figueiredo

Projeto Mulheres & Mulheres: Prazer sem Medo
financiamento: CN-DST/AIDS do Ministério da Saúde e Unesco

realização: Rede de Informação Um Outro Olhar
1 edição: março/1995
2 edição: julho/2000
Versão para Internet – março de 2004



Notas OMO:
Mais informação sobre a cartilha e o seu formato digital, no título do post, tem o link, é clicar sobre ele.

Sem comentários: