sexta-feira, 4 de maio de 2007

A thought

Estive a ler no outro dia o Destak e dei por mim a pensar, um fenómeno raro, mas lá vai acontecendo. Desta vez sobre a hipocrisia das religiões vividas ao extremo. Neste caso era uma notícia que envolvia o Presidente do Irão e uma senhora de idade. Como podem ver na foto, o presidente daquele país está a beijar a mão de uma senhora. Até aqui tudo bem, foi então que ao continuar a ler não percebi a indignação. Até porque me pareceu um gesto bonito, uma vez que o senhor só estava a ser educado, demonstrando o devido respeito por uma cidadã mais velha, que porventura também tinha sido sua professora, o que achei ainda mais normal. Continuei lendo a notícia para perceber o motivo da confusão. Parece então, segundo a religião mulçulmana, não se pode beijar uma senhora em público, imagine-se, se esta não for casada ou se não estiver acompanhada pelo respectivo marido. Enfim, deve ser para evitar os casos das mulheres que descobrem outro homem melhor que o próprio marido, só pode!
Fiquei a pensar... Porquê tanto radicalismo? Estes tradicionalismos exarcebados, só porque está escrito num livro? É mesmo necessário estes serem aplicados de forma tão literalmente, vivendo e fazendo as coisas sem pensar? Sem questionar o porquê? Fazê-lo porque alguém o disse?
Nesta fase do pensamento entrei no abuso e pus-me a imaginar. Se quando vamos visitar estes países devemos mostrar o devido respeito, principalmente as nossas mulheres, que se cobrem mais. Ao que o meu cérebro, estranhamente activo com assunto tão pouco relevante respondeu: Porquê? Por mero acaso, quando estas criaturas vêm para/aos nossos países seguem a nossa tradição e despem-se mais?

Não me parece que o façam. Enfim..

Boas Lavagens

Sem comentários: